sábado, 22 de dezembro de 2007

Música do dia

Eu estou muito resfriado e sem nenhuma disposição para escrever, então deixo aqui uma música. Posto ela porque ontem assisti ao filme do Almodóvar “A lei do desejo”, que está passando no Estação Botafogo, em cópias restauradas. Este é um dos melhores filmes do diretor espanhol, e talvez seu roteiro mais criativo, ao lado de “A má educação”. Estes dois filmes, por sinal, guardam várias semelhanças. Referências internas são muito comuns na filmografia de Almodóvar, e esse é um forte incentivo para ver seus filmes mais de uma vez. “A lei do desejo” também é um dos filmes que mais trata do homossexualismo, desde a chocante primeira cena até o trágico e exuberante final. Mas não é um filme gay, pois tanto o triângulo amoroso dos protagonistas quanto a história de Tina, uma transexual carola que possui uma relação paradoxal com seu passado, interpretada por uma maravilhosa Carmen Maura, poderiam muito bem ser heterossexuais: ciúme, desilusão, amor e vingança são temas humanos, demasiado humanos.

O filme possui todos os elementos de um típico Almodóvar: o kitsch alegórico (a camisa de Pablo e Antonio é o símbolo máximo disso), as cores sempre vibrantes, os personagens bizarros e complexos, paixões enlouquecidas, a sensualidade sempre à flor da pele (a famosa cena em que a personagem de Carmen Maura toma um banho de mangueira, por exemplo), a cultura alternativa espanhola, da qual o próprio Almodóvar fazia parte, marcada por muitas drogas e promiscuidade, um roteiro cheio de idas e vindas e diálogos recheados de um humor muito característico. Enfim, o filme é um prato cheio para quem gosta do diretor. A música que segue chama-se “Lo dudo”, interpretada por Los Panchos.


2 comentários:

Andre disse...

Paciência com a música porque o iJigg está uma droga.

Ticous disse...

A música aqui abriu rápido.

Não tenho muito o que comentar sobre o Almodóvar. Só vi um filme dele, que achei de mediano a fraco. Mas não resisto a uma boa música mexicana (ou só latina mesmo, tanto faz).